Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Natal SAPO Cabo Verde



Segunda-feira, 05.12.11

Receitas: Canapés e tostinhas para o Ano Novo

Antes do jantar sabe bem ir “depenicando” aqui e ali. Ficam algumas propostas muito simples para o petisco.

 

 

Tostas com pimento vermelho
1 pimento vermelho
150 g de folhas de espinafres
1 colher de sopa de sementes se sésamo
tostas
Sal
Pimenta-preta moída
Azeite
Queijo mozarela q.b.

Assa-se o pimento, retira-se a pele e lava-se. Escalda-se as folhas de espinafres e deixa-se arrefecer. Estende-se o pimento sobre uma folha de película aderente, espalma-se com uma espátula e forma-se um rectângulo. Espalha-se os espinafres sobre o pimento e polvilha-se com as sementes de sésamo. Tempera-se com sal e pimenta-preta moída.
Enrola-se e aperta-se as extremidades formando um charuto. Vai ao frigorífico 30 minutos. Pincela-se as tostas com azeite e sobre estas coloca-se uma rodela de pimento, antes cortado do charuto. Remata-se com um pouco de queijo mozarela.

Pãozinho com mexilhão e alho
3 dentes de alho (picados)
0, 5 dl de azeite
600 g de miolo de mexilhão
1 ramo de salsa
300 g de pão de forma (fatiado)
Sal q.b.
Pimenta a gosto

Refoga-se o alho no azeite em lume brando, evitando queimar. Adiciona-se o miolo de mexilhão e fica a cozinhar dois minutos. Junta-se a salsa e tempera-se, a gosto, com sal e pimenta. Corta-se as côdeas do pão em quadradinhos com cerca de 5 cm de lado. Sobre cada um dispõe-se o preparado de mexilhão.

Tostas de queijo de cabra
4 fatias de pão de forma
4 tomates cereja
1 raminho de manjericão
1 dente de alho
80 g de manteiga
0,5 dl de natas
200 g de queijo de cabra
Sal
Pimenta q.b.

Apara-se as fatias de pão e corta-se cada uma em 4 partes. Corta-se o tomate, também, em quartos. Esmaga-se o manjericão juntamente com o alho e incorpora-se a manteiga e natas. Tempera-se de sal e pimenta e bate-se até se obter um creme. Transfere-se este preparado para um saco de pasteleiro (boquilha frisada) e vai ao frigorífico alguns minutos. Sobre cada quadrado de pão coloca-se uma fatia de queijo e leva-se ao forno a 200ºC até derreter. Sobre cada quadrado de pão com queijo verte-se um pouco do creme de manjericão. Enfeita-se com um pedacinho de tomate cereja.

Canapés de roquefort e maçã
7 fatias de pão de centeio
150 g de queijo roquefort
2 maçãs reinetas
Sumo de limão

Corta-se as fatias de pão ao meio, constituindo 14 partes. Corta-se o queijo em 14 cubos e coloca-se sobre cada fatia. Lava-se as maçãs, lamina-se e rega-se com o sumo do limão (a gosto) sobre cada rectângulo de pão dispõe-se 3 fatias de maçã. Vai ao forno até fundir o queijo e tostar ligeiramente a maçã.

Bolachas com roquefort
200 g de queijo-creme
100 g de queijo roquefort
16 bolachas de água e sal
2 colheres de sopa de cebolinho picado
Sal
Pimenta

Mistura-se o queijo-creme com o queijo roquefort. Deverá obter-se uma pasta homogénea que se tempera com sal e pimenta a gosto. Transfere-se esta pasta para o saco de pasteleiro (boquilha frisada) e distribui-se sobre bolachinhas de água e sal. Polvilha-se com cebolinho picado.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.